Serei incorrigivel, romântico ou velhaco, não direi o que sinto, não sentirei o que digo, ou mesmo direi o que não sinto, enfim quero falar-lhes sobre muitas coisas.

domingo, 20 de novembro de 2011


Sobre o Orgulho
  
 Oi. Como vai você?  Não, eu não preciso saber da sua vida, aliás, pouco me importa... Mesmo assim espero que você esteja bem.
 
  Várias pessoas que leram uma frase minha, me vem com as mesmas especulações, não concordo com esta frase, e tal. A frase era a seguinte:
 Quem se mantém do orgulho, o usa por fraqueza e não por Amor próprio.

  O Orgulho, é uma coisa embrenhada no Ser Humano. Faz parte de sua Natureza. Mas á duas vertentes do orgulho, aquele que é sadio, e aquele que é mais usado, o que não é sadio. Isso na minha opinião, claro.
Ai você me pergunta: Existe essa diferença?? E eu respondo: Claro que sim.
  Eu tenho uma opinião sobre o orgulho. Segundo minhas pesquisas, e aquilo que eu sempre soube, mas só queria uma confirmação, orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Então dependendo das circunstâncias ele pode ter um lado positivo ou negativo.
  Ter orgulho de ser filho do seu pai, mãe, é um sentimento bom. Ter orgulho de ser Brasileiro, é muito bom. Orgulho de ser corinthiano,  não isso é mal gosto , uma besteira só. Ter orgulho de ser alguém inteligente, que batalha por aquilo que quer conquistar, é muito bom. Mas não pedir perdão por orgulho, não perdoar por orgulho, não voltar atrás por orgulho, não se deixar amar e ser amado por orgulho, não é legal. Então é disso que falo.
  As pessoas querem camuflar seu orgulho, seu ego, como algo bom, mas na verdade não, o mundo não quer usar de seu orgulho por conta de algo intimo, ou bonito, o mundo usa este orgulho como arma de defesa, para suas fraquezas, ou seja, não querem ser vistos como fracos, esquecendo-se que são fracos, e isso não melhora em nada usando-se as artimanhas do orgulho. 
 Ou seja, o orgulho pra mim é algo sem valor, pensando bem se usado com moderação o orgulho próprio é um fator determinante na caminhada para o sucesso pessoal, familiar e profissional. Não é errado você se admirar e demonstrar publicamente este sentimento. Mas o orgulho é usado por muitos como um sentimento para camuflar suas fraquezas, camuflar a necessidade de auto afirmação, talvez muitos não saibam disso, vivem do orgulho, e ainda se orgulham dele sem saber, mas no fim isso é a mais pura verdade, e tudo pura vaidade.

   É isso que penso sobre o Orgulho.

 Walisson Figueiredo
Caruaru 20 de Novembro de 2011 - Zona Norte 

3 comentários:

  1. Muito bom o teu ponto de vista. "O orgulho é usado por muitos como um sentimento para camuflar suas fraquezas " pura verdade!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto.
    Adorei o blog. seguindo :)

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!
    Sou fã do teu blog!

    Sucesso e Eficácia nos teus objetivos!

    Yasmin

    ResponderExcluir